terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR!



É um Projeto de inclusão sociocultural, que se baseia na realização de apresentações itinerantes, do espetáculo teatral “O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de um Sonhador”, que em sua primeira fase realizará apresentações no período de junho a novembro, em garagens particulares, cedidas,em diversos bairros da cidade de Itapevi, levando a cultura a todos os cantos da cidade, com o objetivo de democratizar seu acesso e formar plateias.



“Todo projeto tem como finalidade construir algum tipo de riqueza, seja de cunho material, social, emocional, espiritual ou todas elas ao mesmo tempo”.

Guia Brasileiro de Produção Cultural (2010/2011).




DEFINIÇÃO DO TERMO CULTURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO


Segundo o dicionário Aurélio – a palavra cultura tem origem do latim e significa cultivar, cuidar, somatória de costumes, tradições e valores; sendo um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
SER é também PERTENCER – pertencer a algum lugar ou a um grupo seja família, amigos ou povos. Exatamente por isso, passa a ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um fator essencial para construção de uma sociedade desenvolvida.
A cultura produz identidade e coesão social, abrindo também novas oportunidades para a crítica, a empatia e a política, levando a transformações no cotidiano através do conhecimento inovador adquirido nas experiências culturais.


O TEATRO COMO ATO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL


O teatro assim como a educação, aprendizagem formal, faz parte do leque cultural do Brasil, porém o indivíduo apenas é inserido na aprendizagem formal a partir de dada idade, já seu contato com outras vertentes culturais se dá desde seu nascimento, optar por supervalorizar a aprendizagem formal em detrimento de outras manifestações culturais é induzir o empobrecimento da capacidade intelectual do indíviduo.
O teatro é essencialmente uma arte coletiva, como tal estabelece uma relação entre as pessoas que o praticam e quem o assiste. Esta relação é dada pela necessidade de comunicação, pois quem vive, comunica-se. A existência desta relação em si, é o alicerce da cultura, que age como fator de integração social e formador de identidade.


"A grande pergunta que os seres humanos fazem eternamente é: “Como devemos viver?” Mas as grandes questões permanecem completamente ilusórias e abstratas se não houver uma base concreta para sua aplicação na prática. O teatro é maravilhoso porque é justamente o ponto de encontro entre as grandes questões da humanidade – a vida, a morte – e a dimensão artesanal, extremamente prática... Esta dupla dimensão é possível no teatro; na verdade, é o que lhe confere todo o seu valor."


Peter Brook, A Porta Aberta.


O projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR! têm como intuito promover o encontro entre a arte dramática, o teatro e o público. A peça O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de um Sonhador, tem como público primário crianças e jovens, e secundário, seus pais ou responsáveis, associando entretenimento e cultura.


A IMPORTÂNCIA DO PROJETO


O papel de um Projeto Cultural é ir de encontro com o fortalecimento da identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde. O indivíduo envolto pela cultura é feliz, pois sua vida adquire um significado útil. Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçado na felicidade dos indivíduos que a compõe.
Nossa cidade realmente está carente de projetos culturais, principalmente levando em conta a arrecadação de cerca de 627 milhões, conforme dados publicados, sabemos que a Casa de Cultura oferece alguns cursos, mas Cultura em nossa cidade não só pode se limitar aos cursos, não que eles não sejam importantes, mas deve ir de encontro com o fazer artístico, assim como sua difusão com o intuito de dignificar seu ofício.
O desenvolvimento do projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR é realizado por artistas de Itapevi que se propõem em realizar apresentações itinerantes, a fim de promover a difusão e a formação de plateias na região oeste de São Paulo.
Para início do projeto foi escolhida a peça O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de um Sonhador, e a cidade de Itapevi, sede destes artistas, levando em consideração as quase 27 mil crianças. 
A valorização da cultura seja através da cultura teatral ou de outras manifestações artísticas e culturais deve ser a base para uma nova ótica na organização civil.


“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida... O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos...”

Bertold Brecht - O Analfabeto Político



OBJETIVOS DO PROJETO


O projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR desenvolve-se em três esferas prioritárias que vão de encontro com o desenvolvimento psicossocial de todos os envolvidos.


1. Dignificação da Cultura Teatral na Região Oeste:

O projeto se propõe a realizações profissionais de teatro. O amadorismo deve estar presente na vida do artista em caráter de aprendizagem, porém, todas as instancias do projeto prisma pela qualidade profissional de sua realização.
Criar e difundir o teatro de forma adequada e profissional é garantir o desenvolvimento da arte dramática e cômica na região oeste. Não é possível o desenvolvimento da Cultura Teatral enquanto as produções forem amadoras, amadoras no mal sentido da palavra referindo-se a má qualidade da encenação ou das técnicas diretas ou indiretas que envolvem o fazer teatral.
Diferentemente da história do desenvolvimento teatral na região, o Projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR resulta e oferece ao participante um PRODUTO CULTURAL de qualidade e bem finalizado, seja em sua encenação ou nos aspectos técnicos inerentes a ele, levando o participante a ver a arte teatral, não somente como uma forma de expressão do artista, mas como uma profissão que traz intrínseca a crítica e o debate do universo que o cerca.


2. A Realização do encontro em uma troca mútua de conhecimento.


“...aquele que ensina aprende ao ensinar, e aquele que aprende ensina ao aprender...”

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire


Um dos pilares da realização do fenômeno teatral é a troca equivalente entre o artista e o público que, através do encontro, estabelece a troca de experiência e conhecimento entre os interlocutores.
A cidade de Itapevi, assim como outras cidades da região oeste, é extremamente carente em relação a espaços culturais, o que torna difícil, para não dizer impossível, que parte significativa da população possa ter contado com manifestações artísticas, ficando a mercê, única e exclusivamente, da TV.
Neste panorama o projeto opta, ao invés de estabelecer-se fisicamente em um local, realizar suas apresentações de forma itinerante, ou seja, levar o teatro com toda a sua complexidade física para os bairros. “Se a população não vai ao teatro, trazemos o teatro até ela!” seria uma forma de ver a dinâmica a qual se propõe o projeto. Desta forma é inserir na Cultura Teatral toda a população dos bairros em que o projeto passar.
Além da proximidade estabelecida entre o projeto e o participante, o que, decididamente, propicia a participação é que todas as apresentações serão totalmente gratuitas, uma vez que o projeto é totalmente financiado por mecenas.
O encontro torna-se ainda mais eficiente pelo Projeto associar ao lazer e entretenimento, presente na estética do espetáculo e na plástica resultante da encenação com Cultura, uma vez que todas as dramaturgias que a envolvem propõe o exercício mental que devem incidir em uma experiência única, que possa permitir aos participantes a aquisição de um conhecimento inovador, que contribuirá para a transformação de seu cotidiano, tornando-o mais crítico, levando-o ao exercício da cidadania.


3. Incentivar, Difundir e Fomentar a Cultura Teatral na Região Oeste.


"...uma cidade que investe em cultura e descobre novos talentos a cada dia que passa... quem esteve pôde comprovar o talento existente em nosso município. A cultura hoje é tratada com respeito e, em contrapartida, presenciamos inúmeros talentos surgirem..."


Cidade da região oeste, texto de 06 de abril de 2012.


Muitas cidades investem em cursos artísticos, porém não existe nenhum investimento ou políticas públicas que propiciem a absorção deste artista, inúmeras vezes cabe ao mesmo escolher abandonar a arte, que não lhe dá condições de sobrevivência dedicando-se a qualquer outra atividade “profissional”.
Esta situação pela qual passa 90% dos indivíduos que tiveram qualquer desenvolvimento artístico nos leva a indagar: Quais são estes investimentos em cultura do qual tantas cidades se gabam de ter?
A realização de um Projeto Cultural como este, onde a qualidade e o profissionalismo dos envolvidos torna-se a principal característica de uma mudança no “trato” da Cultura Teatral, através da valorização do artista local, abre o precedente para que diversos outros artistas da cidade, sejam eles atuantes ou reclusos, a buscarem também a profissionalização de sua arte a fim de participarem deste novo momento Cultural. Uma vez que valorizar é dar oportunidades e/ou viabilizá-las.
Tornar habitual a realização de apresentações teatrais é tornar cada vez mais comum o “consumo”, no melhor sentido da palavra, dos produtos culturais que propiciará o desenvolvimento psicossocial da população.
O consumo de produtos culturais, como apresentações teatrais auxiliam a sociedade de duas formas distintas:


A CULTURA COMO TERAPIA


Do grego vem à palavra ‘catarse’, que quer dizer purificação. A arte é uma forma de catarse, em todas as suas manifestações: literatura, teatro, música, canto, dança, pintura etc.  E toda catarse tem um aspecto terapêutico.
Também para o espectador, que se projeta na obra admirada, a catarse acontece. Na emoção do momento, protegido pelo simbolismo cultural, pode o indivíduo soltar as emoções represadas em seu cotidiano.
É quando FAZER arte pode consolar aquele que não pode TER e levá-lo ao equilíbrio psíquico por SER alguém.
Grupos que se reúnem por um interesse cultural comum e permitem-se CRIAR obtém excelentes resultados. Ao fazer versos, cantar, pintar, representar, o indivíduo percebe aptidões inexploradas, e, entretido na atividade catártica, abandona o mau-humor, a depressão, esquece as dores, supera limitações e por vezes descobre talentos adormecidos.


A CULTURA COMO RESGATE DA CIDADANIA


Pelo exposto acima, concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo.



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