É um Projeto de inclusão
sociocultural, que se baseia na realização de apresentações itinerantes, do
espetáculo teatral “O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de um
Sonhador”, que em sua primeira fase realizará apresentações no período de junho
a novembro, em garagens particulares, cedidas,em diversos bairros da cidade de
Itapevi, levando a cultura a todos os cantos da cidade, com o objetivo de
democratizar seu acesso e formar plateias.
“Todo projeto tem como finalidade construir
algum tipo de riqueza, seja de cunho material, social, emocional, espiritual ou
todas elas ao mesmo tempo”.
Guia
Brasileiro de Produção Cultural (2010/2011).
DEFINIÇÃO DO TERMO CULTURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Segundo o dicionário Aurélio – a
palavra cultura tem origem do latim e significa cultivar, cuidar, somatória de
costumes, tradições e valores; sendo um jeito próprio de ser, estar e sentir o
mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma
característica.
SER é também PERTENCER –
pertencer a algum lugar ou a um grupo seja família, amigos ou povos. Exatamente
por isso, passa a ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e
social, um fator essencial para construção de uma sociedade desenvolvida.
A cultura produz identidade e
coesão social, abrindo também novas oportunidades para a crítica, a empatia e a
política, levando a transformações no cotidiano através do conhecimento
inovador adquirido nas experiências culturais.
O TEATRO COMO ATO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
O teatro assim como a educação,
aprendizagem formal, faz parte do leque cultural do Brasil, porém o indivíduo
apenas é inserido na aprendizagem formal a partir de dada idade, já seu contato
com outras vertentes culturais se dá desde seu nascimento, optar por
supervalorizar a aprendizagem formal em detrimento de outras manifestações
culturais é induzir o empobrecimento da capacidade intelectual do indíviduo.
O teatro é essencialmente uma
arte coletiva, como tal estabelece uma relação entre as pessoas que o praticam
e quem o assiste. Esta relação é dada pela necessidade de comunicação, pois
quem vive, comunica-se. A existência desta relação em si, é o alicerce da
cultura, que age como fator de integração social e formador de identidade.
"A grande
pergunta que os seres humanos fazem eternamente é: “Como devemos viver?” Mas as
grandes questões permanecem completamente ilusórias e abstratas se não houver
uma base concreta para sua aplicação na prática. O teatro é maravilhoso porque
é justamente o ponto de encontro entre as grandes questões da humanidade – a
vida, a morte – e a dimensão artesanal, extremamente prática... Esta dupla
dimensão é possível no teatro; na verdade, é o que lhe confere todo o seu
valor."
Peter Brook,
A Porta Aberta.
O projeto HOJE TEM TEATRO, SIM
SENHOR! têm como intuito promover o encontro entre a arte dramática, o teatro e
o público. A peça O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de um Sonhador,
tem como público primário crianças e jovens, e secundário, seus pais ou
responsáveis, associando entretenimento e cultura.
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO
O papel de um Projeto Cultural é
ir de encontro com o fortalecimento da identidade pessoal e social do
indivíduo, bem como de integrá-lo em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do
bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde.
O indivíduo envolto pela cultura é feliz, pois sua vida adquire um significado
útil. Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do
grupo alicerçado na felicidade dos indivíduos que a compõe.
Nossa cidade
realmente está carente de projetos culturais, principalmente levando em conta a
arrecadação de cerca de 627 milhões, conforme dados publicados, sabemos que a
Casa de Cultura oferece alguns cursos, mas Cultura em nossa cidade não só pode
se limitar aos cursos, não que eles não sejam importantes, mas deve ir de
encontro com o fazer artístico, assim como sua difusão com o intuito de
dignificar seu ofício.
O
desenvolvimento do projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR é realizado por artistas
de Itapevi que se propõem em realizar apresentações itinerantes, a fim de
promover a difusão e a formação de plateias na região oeste de São Paulo.
Para início do
projeto foi escolhida a peça O REALEJO MÁGICO – Um Conto que conta o Conto de
um Sonhador, e a cidade de Itapevi, sede destes artistas, levando em
consideração as quase 27 mil crianças.
A valorização
da cultura seja através da cultura teatral ou de outras manifestações
artísticas e culturais deve ser a base para uma nova ótica na organização
civil.
“O pior
analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos
acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida... O analfabeto político
é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não
sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor
abandonado, e o pior de todos os bandidos...”
Bertold
Brecht - O Analfabeto Político
OBJETIVOS DO PROJETO
O projeto HOJE TEM TEATRO, SIM
SENHOR desenvolve-se em três esferas prioritárias que vão de encontro com o
desenvolvimento psicossocial de todos os envolvidos.
1. Dignificação da Cultura Teatral na Região Oeste:
O projeto se propõe a realizações
profissionais de teatro. O amadorismo deve estar presente na vida do artista em
caráter de aprendizagem, porém, todas as instancias do projeto prisma pela
qualidade profissional de sua realização.
Criar e difundir o teatro de
forma adequada e profissional é garantir o desenvolvimento da arte dramática e
cômica na região oeste. Não é possível o desenvolvimento da Cultura Teatral
enquanto as produções forem amadoras, amadoras no mal sentido da palavra
referindo-se a má qualidade da encenação ou das técnicas diretas ou indiretas
que envolvem o fazer teatral.
Diferentemente da história do
desenvolvimento teatral na região, o Projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR
resulta e oferece ao participante um PRODUTO CULTURAL de qualidade e bem
finalizado, seja em sua encenação ou nos aspectos técnicos inerentes a ele,
levando o participante a ver a arte teatral, não somente como uma forma de
expressão do artista, mas como uma profissão que traz intrínseca a crítica e o
debate do universo que o cerca.
2. A Realização do encontro em uma troca mútua de conhecimento.
“...aquele
que ensina aprende ao ensinar, e aquele que aprende ensina ao aprender...”
Pedagogia da Autonomia – Paulo
Freire
Um dos pilares da realização do
fenômeno teatral é a troca equivalente entre o artista e o público que, através
do encontro, estabelece a troca de experiência e conhecimento entre os
interlocutores.
A cidade de Itapevi, assim como
outras cidades da região oeste, é extremamente carente em relação a espaços
culturais, o que torna difícil, para não dizer impossível, que parte
significativa da população possa ter contado com manifestações artísticas,
ficando a mercê, única e exclusivamente, da TV.
Neste panorama o projeto opta, ao
invés de estabelecer-se fisicamente em um local, realizar suas apresentações de
forma itinerante, ou seja, levar o teatro com toda a sua complexidade física
para os bairros. “Se a população não vai ao teatro, trazemos o teatro até ela!”
seria uma forma de ver a dinâmica a qual se propõe o projeto. Desta forma é
inserir na Cultura Teatral toda a população dos bairros em que o projeto
passar.
Além da proximidade estabelecida
entre o projeto e o participante, o que, decididamente, propicia a participação
é que todas as apresentações serão totalmente gratuitas, uma vez que o projeto
é totalmente financiado por mecenas.
O encontro torna-se ainda mais
eficiente pelo Projeto associar ao lazer e entretenimento, presente na estética
do espetáculo e na plástica resultante da encenação com Cultura, uma vez que
todas as dramaturgias que a envolvem propõe o exercício mental que devem
incidir em uma experiência única, que possa permitir aos participantes a
aquisição de um conhecimento inovador, que contribuirá para a transformação de
seu cotidiano, tornando-o mais crítico, levando-o ao exercício da cidadania.
3. Incentivar, Difundir e Fomentar a Cultura Teatral na Região Oeste.
"...uma
cidade que investe em cultura e descobre novos talentos a cada dia que passa...
quem esteve pôde comprovar o talento existente em nosso município. A cultura
hoje é tratada com respeito e, em contrapartida, presenciamos inúmeros talentos
surgirem..."
Cidade da região oeste, texto de 06 de
abril de 2012.
Muitas cidades investem em cursos
artísticos, porém não existe nenhum investimento ou políticas públicas que
propiciem a absorção deste artista, inúmeras vezes cabe ao mesmo escolher
abandonar a arte, que não lhe dá condições de sobrevivência dedicando-se a
qualquer outra atividade “profissional”.
Esta situação pela qual passa 90%
dos indivíduos que tiveram qualquer desenvolvimento artístico nos leva a
indagar: Quais são estes investimentos em cultura do qual tantas cidades se
gabam de ter?
A realização de um Projeto
Cultural como este, onde a qualidade e o profissionalismo dos envolvidos
torna-se a principal característica de uma mudança no “trato” da Cultura
Teatral, através da valorização do artista local, abre o precedente para que
diversos outros artistas da cidade, sejam eles atuantes ou reclusos, a buscarem
também a profissionalização de sua arte a fim de participarem deste novo
momento Cultural. Uma vez que valorizar é dar oportunidades e/ou viabilizá-las.
Tornar habitual a realização de
apresentações teatrais é tornar cada vez mais comum o “consumo”, no melhor
sentido da palavra, dos produtos culturais que propiciará o desenvolvimento
psicossocial da população.
O consumo de produtos culturais,
como apresentações teatrais auxiliam a sociedade de duas formas distintas:
A CULTURA COMO TERAPIA
Do grego vem à palavra ‘catarse’, que quer dizer purificação. A arte é
uma forma de catarse, em todas as suas manifestações: literatura, teatro,
música, canto, dança, pintura etc. E toda catarse tem um aspecto terapêutico.
Também para o espectador, que se projeta na obra admirada, a catarse
acontece. Na emoção do momento, protegido pelo simbolismo cultural, pode o
indivíduo soltar as emoções represadas em seu cotidiano.
É quando FAZER arte pode consolar aquele que não pode TER e levá-lo ao
equilíbrio psíquico por SER alguém.
Grupos que se reúnem por um interesse cultural comum e permitem-se
CRIAR obtém excelentes resultados. Ao fazer versos, cantar, pintar,
representar, o indivíduo percebe aptidões inexploradas, e, entretido na
atividade catártica, abandona o mau-humor, a depressão, esquece as dores,
supera limitações e por vezes descobre talentos adormecidos.
A CULTURA COMO RESGATE DA
CIDADANIA
Pelo exposto acima, concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos,
artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem
como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como
de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do
bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo.
Saiba mais através dos marcadores NOSSA HISTÓRIA...
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